free website builder

FCJJ

FCJJ / NOTÍCIAS / ATO SOLENE - Homenagem aos 25 anos da Federação Catarinense de Jiu-Jitsu

NOTÍCIAS

ATO SOLENE - Homenagem aos 25 anos da Federação Catarinense de Jiu-Jitsu

A Federação Catarinense de Jiu-Jitsu (FCJJ) foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em ato parlamentar solene realizado na noite desta segunda-feira (27), em Florianópolis. A entidade completou 25 anos em março deste ano. Durante a solenidade, proposta pelo deputado Jessé Lopes (PSL), além da FCJJ, foram homenageados professores, atletas e precursores da modalidade no estado.

“O Jiu-Jítsu representa um dos esportes mais atuantes no Brasil, que se tornou referência mundial nessa modalidade”, afirmou o deputado. Dentista de formação, ele praticou a luta durante 14 anos e se tornou faixa preta. Jessé também ajudou na reestruturação da FCJJ, em 2011. “É um esporte que tem uma história muito bonita, e ajudou na formação do meu caráter, com foco, disciplina e respeito à hierarquia.”

A federação foi fundada em 30 de março de 1994 por Crolin Gracie, filho do Grande Mestre carlos Gracie, um dos mestres do jiu-jitsu, membro da segunda geração da família criadora da modalidade. Ela interrompeu suas atividades em 2008, mas as retomou em 2011. Atualmente, segundo o presidente da FCJJ, Paulo Henrique Duarte, são 800 atletas federados. Para ele, a atividade mais importante da entidade é o projeto social realizado em 30 cidades com jovens até 15 anos.

Duarte destacou que uma das maiores conquistas da federação foi a inclusão do Jiu-Jítsu nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Ela estreou em 2018 como modalidade de introdução e está confirmada para a edição deste ano. “A inclusão no Jasc vai possibilitar que a modalidade tenha acesso a recursos para atletas e professores e vai aquecer o mercado, auxiliando também na formação de novos atletas”, comentou.

Crolin Gracie também foi homenageado durante o ato solene. Ele veio para Florianópolis em 1991 e trouxe a modalidade para Santa Catarina. “É uma modalidade de luta sem golpes traumáticos, que se transformou numa filosofia de vida, voltada para a disciplina, a autoconfiança, os cuidados com a alimentação”, resume do pioneiro. “O jiu-jitsu traz muitos benefícios para quem pratica. São amizades para a vida toda, uma grande família.”

O presidente da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), Ruy Godinho, que também é faixa preta na luta, destacou que o jiu-jitsu, logo em sua estreia nos Jasc, no ano passado, foi a terceira modalidade com maior número de participantes. “Nesse ano, a expectativa é que tenhamos um número ainda maior de atletas”, comentou.

 

Durante o ato solene, os deputados Jessé Lopes e Mauricio Eskudlark (PL) foram homenageados pela FCJJ. Eskudlark foi um dos responsáveis pela mobilização que resultou na inclusão do Jiu-Jitsu nos Jogos Abertos. “É uma modalidade muito importante pois enfoca em pontos como a disciplina e a hierarquia, algo muito importante na formação do caráter de qualquer pessoa”, disse o deputado.

Outro fato marcante foi a participação dos Mestres faixas coral Tonicão e Álvaro Mansor que foram homenageados também pela FCJJ. O Delegado Antônio Alexandre Kale foi destacado pelos homenageados pela implantação do Jiu-Jitsu na SSP há 25 anos atrás, quando nascia a Federação.

Confira as fotos do evento no link: http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/foto_noticia_single/ato-solene-homenagem-aos-25-anos-da-federacaeo-catarinense-de-jiu-jitsu

OUTRAS NOTÍCIAS

ATO SOLENE - Homenagem aos 25 anos da Federação Catarinense de Jiu-Jitsu

REUNIÕES COM FEDERAÇÕES AJUSTAM REGULAMENTOS TÉCNICOS

Paulo Duarte e Wagner Dias, representaram a Federação Catarinense de Jiu-Jitsu

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE JIU-JITSU INICIA CAMPANHA DE INCLUSÃO DO JIU-JITSU NA OLESC E JOGUINHOS EM 2019

REUNIÃO NA PRESIDÊNCIA DA FESPORTE

Presidente da Federação Catarinense de Jiu-Jitsu Paulo Henrique Duarte se reune com Presidente da Fesporte Ruy Godinho!

Compartilhe nas Redes Sociais

Endereço

Jaguaruna/SC

Contato

Whatsapp: (48) 99814-3100
E-mail: contato@fcjj.org.br